quinta-feira, maio 22, 2008

"Ciclo de Cinema Os Filmes da nossa Casa", de 23 a 31 de Maio na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Apresenta:


O Núcleo de Programação Cinematográfica e a Mediateca da F.C.S.H., no seguimento do trabalho de produção elaborado nos últimos anos nos Ciclos de Cinema Buster Keaton, Yasujiro Ozu, Westerns de John Ford e Sonhos e Visões irá realizar este mês o "Ciclo de Cinema Os Filmes da Nossa Casa".

O Núcleo de Programação Cinematográfica, em associação com a Mediateca da F.C.S.H., prossegue desta forma com a divulgação da cultura cinematográfica na cidade de Lisboa.

A fórmula que escolhemos – o convite a professores da casa oriundos de diversos departamentos para escolherem filmes e sobre eles escreverem – produziu este programa que intitulámos “Filmes da Nossa Casa”. É uma pequena experiência que desejamos poder vir a reproduzir-se no futuro, chamando à reflexão sobre o cinema os professores e investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Mais uma vez, será editado um catálogo relativo ao ciclo com as respectivas fichas técnicas, sinopses e ensaios críticos elaborados pelas personalidades convidadas para apresentar as sessões. O Catálogo estará disponível para venda nas sessões do ciclo, assim como as edições publicadas anteriormente.


Programação do
"Ciclo de Cinema os Filmes da Nossa Casa":

Sexta-feira 23 de Maio
Limelight, de Charles Chaplin
Sessão apresentada por Fernando Cabral Martins

Sábado 24 de Maio
Elephant, de Gus Van Sant
Sessão apresentada por João Mário Grilo

Segunda-feira 26 de Maio
The River, de Jean Renoir
Sessão apresentada por José Manuel Costa

Terça-feira 27 de Maio
Hiroshima mon amour, de Alain Resnais
Sessão apresentada por Maria José Palla

Quarta-feira 28 de Maio
Gado Bravo, de António Lopes Ribeiro
Sessão apresentada por Nuno Júdice

Quinta-feira 29 de Maio
A Comédia de Deus, de João César Monteiro
Sessão apresentada por Paulo Filipe Monteiro

Sábado 31 de Maio
The Matrix, de Larry e Andy Wachowski
Sessão apresentada por José Augusto Mourão


Info:
Local: Auditório 1 (1º piso da Torre B) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Horário das sessões: 21h30
Entrada:
Livre
Morada:
Av. Berna n. 26–C
Metro:
Campo Pequeno / Praca de Espanha
Autocarros: 16, 26, 56
Comboio:
Entrecampos


Programação detalhada
do Ciclo de Cinema os Filmes da Nossa Casa:


• Sexta-feira 23 de Maio

Limelight

Ficha técnica:
Realizador: Charles Chaplin
Ano:
1952
País: Estados Unidos da América
Duração: 137 min.
Cor: P&B
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por Fernando Cabral Martins


Elenco:
Charles Chaplin, Claire Bloom, Nigel Bruce, Buster Keaton, entre outros.

Sinopse:
Estamos provavelmente perante um dos mais belos filmes alguma vez realizados. Desde os primeiros momentos que somos capazes de sentir que estamos na presença de um filme feito com o coração, para atingir o coração de quem o vê.

Aquando da sua realização, passada a barreira dos 60 anos e tendo em conta o momento em que a obra foi realizada, no contexto da sua carreira (nesse mesmo ano, viu-se obrigado a abandonar a América devido a suspeitas da sua ligação com o Partido Comunista), Chaplin auto-examinou-se e espalhou na tela todas as suas angústias pessoais, desde o medo da aproximação da morte, a vontade de viver, o amor e, algo de que ele seria a pessoa ideal para falar, o da perda dos seus dons naturais - que no caso de Calvero, o nome da sua personagem, fora o de fazer rir as pessoas com os seus números cómicos.

E é no desencanto optimista (ou no optimismo desencantado) deste palhaço que o filme se centra e nos seduz. Quando salva do suicídio uma bailarina desesperada, Thereza (Claire Bloom), encontra também mais uma razão para se prender à vida, juntamente com todas aquelas que não se cansa de enumerar, que fazem a vida valer a pena.

Mas todo o positivismo de Calvero não consegue disfarçar a sua insegurança perante aquilo que a vida que ainda tem pela frente lhe trás, nem se consegue libertar do declínio da sua carreira.

Mas será que os novos risos de Thereza lhe irão dar o alento de que precisa? A resposta a esta pergunta, não pode ser outra. Quem ainda não viu, que o veja, pois com quase toda a certeza do mundo, irá ficar conquistado...

Links:
Wikipedia
Clown Ministry
Cine Players

Vídeos:




Chaplin's "Limelight" trailer




Charlie Chaplin and Buster Keaton (limelight)




Chaplin - Limelight - Dressing Room Scene




Chaplin - Limelight - The Spring Song




Limelight (Charlie Chaplin, 1952) With Buster Keaton

• Sábado 24 de Maio

Elephant

Ficha técnica:
Realizador: Gus Van Sant
Ano: 2003
País: Estados Unidos da América
Duração: 81 min.
Cor: Cor
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por
João Mário Grilo

Elenco:
Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, entre outros.

Sinopse:
Baseado parcialmente no massacre do Liceu Columbine, o realizador Gus Van Sant apresenta-nos Elephant, cuja acção se desenrola num dia num típico liceu norte-americano. Seguimos vários alunos nas suas actividades diárias, entre salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, balneários, gabinetes administrativos.

Para cada um deles, o liceu é uma experiência diferente: amistosa, traumática, estimulante, solidária, difícil. É um belo dia de Outono. Eli, o fotógrafo, convence um casal punk a deixar-se fotografar a caminho da escola. John deixa as chaves do carro na secretaria para o irmão mais velho ir buscar o pai. Nate termina o treino de futebol e vai encontrar-se com a namorada. Brittany, Jordan e Nicole coscuvilham nos corredores e comentam as chatas das mães que andam sempre a espreitar o que elas andam a fazer. Michelle corre para a biblioteca enquanto Eli tira uma fotografia a John.

Parece um dia normal na escola. Mas afinal não é.

Links:
Elephant: o site oficial do filme
Público
BBC Brasil

Vídeos:




Elephant - Trailer




Elephant - Gus Van Sant




Gus Van Sant working with film




Elephant (Gus Van Sant) - Steadicam 1




Elephant (Gus Van Sant) - Steadicam 2




Elephant (Gus Van Sant) - Steadicam 3

• Segunda-feira 26 de Maio

The River

Ficha técnica:
Realizador: Jean Renoir
Ano: 1951
País: Estados Unidos da América, França, India
Duração: 99 min.

Cor:
Cor

Idioma:
Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por
José Manuel Costa

Elenco:
Nora Swinburne, Esmond Knight, Arthur Shields, entre outros.

Sinopse:
The River é um filme de uma beleza indesmentível. Nele, Jean Renoir dá-nos nova prova – como se tal fosse necessário – de todos os seus atributos enquanto cineasta. Este é um filme sobre a Índia onde o lugar comum dos tigres e dos elefantes não tem lugar. Pelo contrário, estamos perante o filme que retrata a visão da Índia de Renoir, o espectador atento que procurou transmitir a sua impressão deste local remoto. Surge, assim, uma visão serena, de um estilo de vida contemplativo onde tudo tem um significado e, apesar disso, onde a religião e a crença imperam. Com efeito, este é o filme dos altares sacrificiais. Sobre todos estes universos paralelos impõe-se o rio: sereno, sempre seguindo o seu curso, tal como a vida. Nele se nasce e nele se morre. Daí que, tal como a vida, flua inexoravelmente para o seu destino. Não pára. Continua. As águas passam, mas fica o Mundo que o viu correr. E essa é, talvez, a grande mensagem de The River. Mais do que concentrarmo-nos num passado distante, apenas conta o presente. O rio é sinónimo de vida. No caso de Renoir, é sinónimo de reencontro com a felicidade.

Links:
CineScene
Wikipedia
Contra campo

Vídeos:




The River / Jean Renoir




Diwali en el rio (jean renoir 1951)


• Terça-feira 27 de Maio

Hiroshima mon amour

Ficha Técnica:
Realizador: Alain Resnais
Ano: 1959
País: França, Japão
Duração: 90 min.
Cor: P&B
Idioma: Inglês, Françês e Japonês
Legendas: Português
Sessão apresentada por Maria José Palla

Elenco:

Sinopse:
É quase manhã. Mãos femininas acariciam uma espádua masculina. Sobre a cama, carinhosamente enlaçados, estão um homem e uma mulher envolvidos pelo resto da escuridão da noite que haviam passado juntos. Ela é uma actriz francesa que havia ido a Hiroshima rodar um filme. Ele um arquitecto japonês. O homem encostado sobre o ventre da amante está adormecido. A sua mão move-se vagamente como em um sonho. Esta mão lembra a mulher os incertos movimentos de agonia de um soldado alemão que durante a Segunda Guerra, em Nevers, havia sido o seu primeiro amante.
Ambos dizem que são felizes com suas respectivas famílias. O amor surge entre eles, porém sabem que não o podem incluir no mundo ordenado das suas vidas. Um dia, uma noite. Estão ligados por este breve tempo que não podem nem prolongar nem se evadir dele. Porém neste espaço de tempo ressurgem as recordações: nela, a da sua juventude durante a ocupação alemã a Nevers; nele, o desastre de Hiroshima.
As dolorosas recordações fundem-se e a angústia apodera-se deles. Entretanto, para poderem viver devem esquecer o que se passou nas suas vidas. Esquecer o passado é se livrar das recordações do pior dos males modernos: o temor atómico.


Vídeos:




Hiroshima Mon Amour - Alain Resnais




The Persistence Of Memory: 'Hiroshima Mon Amour'




Hiroshima Mon Amour (Resnais, 1959)




Hiroshima mon Amour part1




Hiroshima mon Amour part2




Hiroshima Mon Amour - Opening Sequence 3


• Quarta-feira 28 de Maio

Gado Bravo

Ficha Técnica:
Realizador: António Lopes Ribeiro
Ano: 1934
País: Portugal
Duração: 115 min.
Cor: P&B
Idioma: Português
Sessão apresentada por Nuno Júdice

Elenco:
Nita Brandao, Olly Gebauer, Mariana Alves, Raul de Carvalho
, entre outros.

Sinopse:
Manuel Garrido – abastado lavrador, criador de touros e hábil cavaleiro tauromáquico – vê a sua razão de pessoa sensata escravizada pelo seu coração impetuoso, quando duas mulheres lhe cabem no destino: Branca, toda sensibilidade e doçura, símbolo das virtudes da mulher portuguesa; e Nina, cantora estrangeira, estonteante e dominadora.
Manuel vê-se dividido entre as duas mulheres. Branca sofre pelo afastamento de seu noivo, enquanto Nina, mulher frívola e fútil, se diverte com a situação. Da tremenda luta que se trava no espírito de Manuel Garrido, vencerá a prudência, que traz como prémio os mais apoteóticos triunfos na arena.

Links:
Amor de perdição
Blog filmes portugueses

Vídeos:




CINEMA PORTUGUÊS - "GADO BRAVO" - VIDEO 1




CINEMA PORTUGUÊS - "GADO BRAVO" - VIDEO 2




CINEMA PORTUGUÊS - "GADO BRAVO" - VIDEO 3




CINEMA PORTUGUÊS - "GADO BRAVO" - VIDEO 4




CINEMA PORTUGUÊS - "GADO BRAVO" - VIDEO 5


• Quinta-feira 29 de Maio

A Comédia de Deus

Ficha Técnica:
Realizador: João César Monteiro
Ano: 1995
País: Portugal, França,Itália, Dinamarca
Duração: 170 min.
Cor: Cor
Idioma: Português
Sessão apresentada por
Paulo Filipe Monteiro


Elenco: Cláudia Teixeira, João César Monteiro, Manuela de Freitas, entre outros.

Sinopse:
A Comédia de Deus de João César Monteiro, é a segunda longa-metragem da trilogia que o retrata como alter-ego na figura de João de Deus, sendo a primeira delas Recordações da Casa Amarela e a terceira As Bodas de Deus.
A trilogia explora, com repetidas referências autobiográficas, num estilo sarcástico, com humor mal-humorado, a personagem de Deus, o protagonista, encarnado num bem humano pobre diabo. O resultado pretendido é traçar uma caricatura de alguém menos virtuoso que vicioso, autor e actor de inqualificáveis comédias num mundo hipócrita, com abundantes referências literárias, artísticas e filosóficas.
O filme, dedicado à memória de Serge Daney, crítico da revista francesa Les Cahiers du Cinema e amigo de Monteiro, estreia em Lisboa nos cinemas Condes, King e Monumental, a 19 de Janeiro de 1996.

Links:
João César Monteiro
Contra campo
Wikipedia

Vídeos:




A Comédia de Deus (1995) #1




A Comédia de Deus (1995) #2




A comédia de Deus




A Comédia de Deus, 1995, by João César Monteiro

• Sábado 31 de Maio

The Matrix

Ficha Técnica:
Realizador: Larry e Andy Wachowski
Ano: 1999
País: Austrália, Estados Unidos da América
Duração: 136 min.
Cor: Cor (Tecnicolor)
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Sessão apresentada por José Augusto Mourão

Elenco:
Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, entre outros.

Sinopse:
The Matrix tem como tema a luta do ser humano, por volta do ano de 2200, para livrar-se do domínio das máquinas que evoluíram após o advento da inteligência artificial. A humanidade cobriu a luz do sol para cortar o suprimento de energia das máquinas, mas elas perceberam que cada ser humano produz, em média, 120 volts de energia eléctrica, e começaram a cultivá-los como fonte de energia. Para que o cultivo fosse eficiente, os seres humanos passaram a receber programas de realidade virtual, enquanto os seus corpos reais permaneciam mergulhados em habitáculos nos campos de cultivo. Essa realidade virtual, que é um programa de computador ao qual todos são conectados, chama-se Matrix e simula a humanidade do final do Século XX.
Há, porém, perto do calor do centro da terra, uma última cidade de seres humanos livres, que mandam missões em naves para combater as máquinas. O líder de uma dessas missões é Morpheus, um visionário que vislumbra em um dos habitantes da matrix o "escolhido", que vem a ser Neo, vivido por Keanu Reeves.
Neo é resgatado de seu casulo, sacado da ilusão da realidade virtual e passa a ser treinado por Morpheus. A questão filosófica principal que o filme traz é justamente essa: O que é o real?

Links:
The Matrix
Wikipedia

Videos:




The Matrix Trailer




Agent Smith: "Humans Are A Virus"




Agent Smith - One of these lives has a future




Morpheus VS Smith



The Matrix

Info:

Núcleo de Programação Cinematográfica

Departamento de Ciências da Comunicação
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. de Berna, nº 26-C
Torre B, 5.º Piso
Gabinete 522
1069-061 Lisboa

Contactos:
Responsável: Tiago Baptista: 934323418
Tel (F.C.S.H.): 217908300 – extensão 1539
E-mail: npci@fcsh.unl.pt

Sem comentários: